Sircom

Palavra do presidente

Tópicos: Diálogo de Posse do Presidente
Álvaro Alves Nunes Fernandes
(03/10/2015 – Sede do CORE-MG)


1) Agradecimentos inaugurais:

a) Ao Presidente Maurício Ludgero Siqueira pela confiança depositada nas gestões em que juntos buscamos o melhor para a categoria e para as Entidades;

b) Ao Presidente do CONFERE, Dr. Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, pela presença e pelo apoio que sempre dispensou a esta casa, assim como pelo seu dedicado e eficiente trabalho à frente do Conselho Federal;

c) A todos os diretores, aqueles com quem convivi como parceiros de diretoria, bem como os novos que ora ingressam como membros no comando das Entidades. Que possamos somar forças em prol do bem comum da categoria. Meus agradecimentos por terem aceitado a empreitada e um seja muito bem vindos a essa nova gestão;

d) Aos colaboradores - servidores do CORE-MG e do SIRCOM, uma mensagem de porvir. É certo que pretendo contar com todos para que, juntos, façamos o que preciso for para oferecermos ao representante comercial um atendimento e uma assessoria de qualidade. Ainda que esteja bom, sempre é possível melhorar.


2) Síntese Propositiva para a gestão 2015/2018:

a) Intensificar o contato com empresas representadas, especialmente da área atacadista a fim de orientá-las acerca da obrigatoriedade de registro do profissional da representação comercial e, conseqüentemente, trazer para a formalidade, isto é, para dentro do Conselho e do Sindicato, milhares de representantes comerciais que se encontram na clandestinidade;

b) Estreitar relacionamentos com Entidades Associativas, como AMIS (Associação Supermercadista), ACMINAS (associação Comercial), ADEMIG (Associação dos Distribuidores), ALORMOV (Associação dos Representantes de Móveis), entre outras, com o objetivo de promover tanto o CORE quanto o Sindicato no seio empresarial, fazendo que as Entidades sejam sempre lembradas pelos diversos setores da economia – especialmente pelo setor comercial, atacadista e industrial.

c) Espelhando-se na sede da Delegacia de Uberlândia, adquirir nova sede para uma ou mais das outras cinco Regionais. Em Uberlândia, a aquisição feita à época da Gestão do Presidente Wellington Pedrosa foi de grande valia para o CORE. Agora, é possível que Delegacias como Juiz de Fora e Varginha ganhem sede própria.

d) Dar continuidade à participação do CORE-MG dentro do sistema CONFERE-CORES. Participação não só por força legal e regimental, mas também de forma pró-ativa, com apoio incondicional às decisões e recomendações do Conselho Federal, tão bem comandado pelo Dr. Manoel Affonso.

e) Melhorar a qualidade dos trabalhos internos, incentivando o aprimoramento técnico e profissional dos servidores do CORE e do SIRCOM. Como exemplo, podemos citar a necessidade de realizar, e será definitivamente realizada, a implantação do pregão eletrônico para aquisição de produtos e contratação de serviços, no caso do CORE. No caso do SIRCOM, exemplo que se pode destacar, é a necessidade de implantação de um eficiente controle interno, a fim de minimizar riscos na gestão que ora se inicia.

f) Dar voz ao Sindicato de Uberlândia, permitindo que o mesmo tenha participação no nosso Jornal Informativo para que possa promover a divulgação dos trabalhos em prol da categoria do município uberlandense.

g) E por fim, nessa breve síntese propositiva, não poderia deixar de registrar, por tratar-se do foco principal da gestão que ora inauguramos, o que tenho denominado de ‘Projeto Interiorização’. É certo e sabido por todos que o profissional da representação comercial do interior do Estado é carente de amparo institucional por parte das Entidades CORE e SIRCOM. Por mais que já se tenha feito até aqui ações a fim de personalizar o atendimento ao profissional do interior, ainda há muito que fazer. Portanto, estaremos nos próximos três anos viajando continuamente para as diversas regiões deste imenso território mineiro. E diga-se, com o claro objetivo de reunir com profissionais das principais regiões do Estado a fim de discutir questões de interesse da categoria e, evidentemente, buscar soluções que atendam os anseios da classe.

g.1) Cabe aqui uma referência especial ao que se propõe para o SIRCOM. O Sindicato deve incumbir-se de levar benefícios ao profissional de vendas domiciliado nos mais de 800 (oitocentos) municípios que integram o interior mineiro. E o foco, inicialmente, será o atendimento médico, tão importante para a saúde de quem muito trabalha. Não podemos insistir mais em fechar os olhos para o interior, como se a capital fosse a única cidade de Minas Gerais a abrigar representantes comerciais.


3) Dia Pan-americano e 50 Anos de Regulamentação Profissional

Sem mais delongas, devo, nesta singular oportunidade, singular justamente por poder compartilhar ideias com seletos ouvintes, registrar duas importantes datas para o representante comercial:

1º (Primeiro): O Dia Pan-americano do Representante Comercial – comemorado agora, em 1º de outubro e instituído durante o Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em outubro de 1937, em Buenos Aires. A todos os profissionais da representação aqui presentes e aos ausentes, que encontram-se na labuta diária, os parabéns das Entidades CORE e SIRCOM pela importante e significativa data.

2º (Segundo): Os 50 anos de regulamentação da profissão de representação comercial, cujo marco dessa data é justamente a promulgação da Lei 4.886, especialmente de 9 de dezembro de 1965, normatizando, desde então, o exercício da atividade de mediação de negócios mercantis no território brasileiro. Para chegar à regulamentação, muitas dificuldades foram enfrentadas e superadas. Foram muitos os preconceitos e os prejuízos absorvidos pelos então viajantes, cometas e mascates. Graças ao trabalho de diversas personalidades, lideradas por Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, foi a regulamentação exitosa. Uma grande vitória que merece citação e comemoração.


4) Encerramento do Diálogo:

Ao encerrar essas breves considerações, convido a todos que aqui estão para que, juntos, numa verdadeira corrente construída por positivas intenções, possamos somar forças em prol das Entidades CORE e SIRCOM e a favor da categoria dos representantes comerciais.

Muito Obrigado.

Álvaro Fernandes


sircom